domingo, 23 de novembro de 2008

O "jornalista sentado"

Conforme já havia prometido para vocês, disponibilizo parte da dissertação de mestrado de Fábio Henrique Pereira, defendida na UnB, que tem o seguinte título: "O jornalista on-line: um novo status profissional? - Uma análise sobre a produção da notícia na internet a partir da aplicação do conceito de ‘jornalista sentado’" . Fábio realiza um interessante estudo sobre essa nova realidade do jornalista, que ao trabalhar no formato on-line acaba fazendo grande parte da "apuração" das notícias sentado na sua própria cadeira, através de links disponibilizados na web. Ele desenvolve um trabalho de campo na versão on-line do Correiro Braziliense, que revela importantes nuances do dia-a-dia de uma redação de jornalismo para a web. O foco de nosso estudo será o quinto capítulo da dissertação.

Não esqueçam que a P2 é semana que vem e que por isso falarei sobre a matéria que vai cair. O prazo para a postagem na Agência UVA da segunda matéria de cada integrante de cada grupo será até o dia 28/11. Abs!

Um comentário:

Ombudsman Poético disse...

Acabou a Greve na Uerj

27/11/2008 18:59:00

Professores da Uerj suspendem a greve

Rio - Em assembléia realizada nesta quinta-feira na Associação de Professores da Uerj, os membros docentes decidiram suspender a greve e retornar as áulas na Uerj e no Colégio de Aplicação na segunda-feira. No entanto, eles vão manter estado de greve, e podem voltar a qualquer momento a parar as atividades.

Os docentes aguardam decisão sobre o plano de carreira que será discutido na terça-feira na Alerj. Quinta-feira será realizada uma nova assembléia para discutir o que foi debatido no plenário.

O plano de carreira é uma proposta do governo do estado, mas os professores acrescentaram novas emendas. Agora eles vão analisar para ver se elas serão aprovadas ou não pelos vereadores. O reajuste salarial não foi negociado com o governo do estado, mas os docentes vão tentar uma audiência com o governador Sérgio Cabral.
O Dia Online

http://odia.terra.com.br/rio/htm/professores_da_uerj_suspendem_a_greve_215373.asp